Como ter autodisciplina de uma vez por todas? A reposta pode estar em uma antiga história no exército dos EUA. Pareceu piada, muitos riram quando o almirante da marinha americana William H. McRaven abriu sua mensagem com a frase: “Se você quer mudar o mundo, comece arrumando sua cama”.
Mas no que parece ser um simples conselho de senhoras de meia idade, há ciência que ao ser bem compreendida e vivida, garante realizações ilimitadas.
Foi durante uma palestra para alunos da University of Texas que McRaven indicou que a estratégia para alcance de objetivos usada por SEALs pode ser iniciada em hábitos simples, como cumprindo uma tarefa logo ao acordar.
Essa estratégia orientada para SEALs consiste em treinamentos para: Dividir um objetivo em etapas (1), como por exemplo, levantar-se cedo, dobrar os lençóis, repousar o travesseiro sobre eles. Ou, separar moedas de mesmo valor, sempre que tiver a oportunidade, para chegar a outro valor maior.
Embora isso parece trivial, é fundamental para que você se oriente não pelo prazer imediato de ceder à preguiça, mas por tarefas, concentrando-se sempre no resultado que remeta a orgulho, honra ou felicidade.
Outro componente do treinamento de SEALs é o ensaio ou simulação mental (2). Eles imaginam-se em combate, atirando, invadindo, saltando de paraquedas.
Se você deseja se tornar uma pessoa autodisciplinada, portanto, comece a imaginar-se com seus objetivos alcançados, pense nos aplausos sobre o palco, no prestígio e respeito, imagine-se saindo daquele carro que você deseja — as pessoas olhando para você e se inspirando no seu estilo de vida. Ou pense em você com sua família, caminhando na beira da praia em um tranquilo dia de domingo — sinta a areia entre os seus dedos, a brisa mansa, o vento em seu cabelo, após todo o esforço que precisará fazer para ter liberdade financeira antes dos 40… Mas, afinal, como conseguir autodisciplina de uma vez por todas.
Então, comece também a conversar internamente (3), fazendo afirmações, perguntas e diálogos consigo. Há irrefutáveis dados científicos e histórias reais comprovando o poder do diálogo interno positivo, exemplificados em relatos sobre a tenista Steffi Graf, que ficava repetindo a cada batida “eu consigo”, “eu consigo”, “eu consigo” e virava jogos de forma extraordinária.
Em textos anteriores, falamos aqui sobre força de vontade e motivação, como este pode ser para alguns um recurso escasso, dependente de estímulos frequentes, físicos e psicológicos. De fato, muitas teorias sugerem que a tentativa de se manter focado em um objetivo e resistir às tentações leva a um estresse fisiológico, que faz o seu cérebro perder energia e não continuar resistindo.
Bem, quando isso acontecer e perceber que está a perder o controle, siga a última instrução utilizada por SEALs chamada de controle da fisiologia de estresse, respire fundo (4). Porque ao fazê-lo, o chamado Complexo pré-Botzinger, um grupo de células que fica no bulbo neural se comunica com o locus coeruleus (LC), uma região que gerencia o nível de estresse, levando o seu sistema nervoso ao relaxamento e colocando a sua razão novamente no controle.
E por falar em razão, dê como bônus à sua estratégia para como ter autodisciplina de uma vez por todas, uma boa dose de autoconsciência na forma de objetivos claros e detalhados para sua vida e uma crença interna de que você pode, sim, você pode.
O presente é um compilado especial do curso de Life & Neurocoaching da iSanfer em parceria com a IACT Alliance, para ajudar pessoas em sua busca por superação e uma vida com significado. Conheça.