Coaches de esporte estão restaurando o sonho de jogadores no mundo todo, e entre os benefícios do coaching esportivo, estão o alto rendimento do atleta e a mudança na postura competitiva.
Muita gente, no mundo atual, já ouviu falar de coaching. A prática, que vem se tornando comum em vários países, nas mais diversas áreas do conhecimento, também é bastante solicitada no mundo esportivo.
Há atletas que procuram coaches, independentemente de clubes, para obter conhecimentos especializados ou para renovação da carreira.
Como exemplo, atribui-se ao coaching, o ressurgimento de um dos ícones do futebol europeu, Éderzito Lopes, campeão da Eurocopa, que em 2014 quase abandonou o futebol por causa de limitações auto impostas e falta de propósito na carreira.
Atletas que têm em sua agenda muitas competições ao longo do ano, veem na prática também uma forma de se preparar psicologicamente, para o momento da “pressão”, da “cobrança” de resultados.
O coach, nesses casos, vem como forma de reajustar a autopercepção do jogador sobre suas capacidades, analisar o desempenho dos oponentes para que, quando for disputar as competições desejadas, esteja a nível de alcançar o êxito.
E existe uma fórmula de sucesso para se alcançar no mundo esportivo?
Na verdade, o que existe é o trabalho de equipe entre o coach e o coachee (como é chamado o aluno, ou cliente).
O coach, e não o técnico, assim como nas demais áreas em que existem coaches, traça um perfil do aluno e o que ele pode alcançar, neste caso, descobrindo as habilidades não exploradas pelo jogador, seja por falta de autoconfiança ou por inconsciência e despropósito.
O sucesso do jogador vai depender daquilo que ele conseguiu assimilar durante a jornada de seu treinamento com o coach esportivo e de comprometimento com os objetivos escolhidos.
Você pode se interessar por: Você sabe o que é Coaching?
Mas, afinal, há ou não conflitos com o treinador profissional?
Uma pergunta recorrente desse tipo de profissional no mundo esportivo, é se o coach e o técnico do atleta podem ter “embates”, já que, em algum momento, pode haver divergências sobre o programa de treinamento escolhido.
Mas essa possibilidade, tanto no mundo esportivo, como nas demais carreiras, é pequena, uma vez que o coach vem com o trabalho complementar no mundo esportivo. E atua motivando propósito e autoconfiança com métodos não explorados pelos técnicos.
Vale lembrar também que há, no trabalho de coach esportivo, um objetivo de qual competição o atleta deve priorizar, e foco em vencer quantas competições forem possíveis, minando, dessa forma, o que chamamos no esporte de competição “politicamente correta”, que tenta inibir as habilidades de determinados jogadores, sob a alegação de respeito.
Inicie hoje mesmo sua formação em Coaching para atuar no esporte. Descubra a iSanfer.