fbpx
Quando um Líder Também é Coach

O consultor e escritor Jim Collins afirma: “A habilidade executiva número 1 é escolher as pessoas certas e colocá-las nas posições certas”.

O escritor compara empresas com embarcações – e afirma que o comandante deve saber gerir muito bem essa embarcação.

Saber gerir talentos e manter uma boa performance já deixou de ser tarefa para poucos, nos tempos atuais, um líder bem preparado consegue ter uma equipe bem preparada.

Um exemplo disso é o filme “Duelo de Titãs”, estrelado por Denzel Washington. O roteiro mostra como um líder coach é fundamental para o sucesso de uma equipe.

No filme, o protagonista vive um treinador que encara grandes desafios: rejeição, um time em descrédito, pessoas indisciplinadas, competição agressiva e outras situações tensas.

Quando o líder também é coach

Essas são situações que o líder pode passar no seu dia a dia, mas com as técnicas de coaching, é possível gerar performance e liderar com estratégia.

A metodologia de coaching aplicada à liderança consegue transformar “chefes” em verdadeiros líderes.

Isso acontece, é claro, se o coach tem feito os seus deveres de casa e está bem fundamentado em matérias como resiliênciainteligência emocional, empatia, mindsightcérebro socialagilidade emocionalfunção executiva, metas, vícios emocionais, intervenções positivas em psicologia e outras de sua esfera.

Ivey Business Journal completa que um competente coach de liderança combina dinamicamente diversas variações do coaching, como motivacional, estratégico, consultivo e educacional.

E entendemos que é a convergência entre diversas estratégias de coaching que conduz ao aumento de produtividade em até 61%, conforme dados da Association for Talent Development (2014), das empresas americanas e explica melhor performance entre líderes com formação em coaching em comparação a líderes comuns.

Outro dado que impressiona sobre a capacidade produtiva de líderes coach é o fato de apenas 53.300 coaches profissionais, serem responsáveis por cerca de US $ 2,36 bilhões em receita anual, em mais de 130 países, segundo a International Coach Federation.

Tudo começa e termina na liderança

O autor John C. Maxwell afirma: “Tudo começa e termina na liderança”, o especialista em liderança acredita que um líder pode construir ou destruir uma equipe.

Um líder coach é um líder com ferramentas e estratégias para gerir uma equipe, delegando funções para as pessoas corretas, guiando a sua equipe com inteligência emocional, incentivando a buscarem os seus melhores resultados, tudo isso sem tornar o ambiente amedrontador ou frustrante.

Muitas empresas conseguem prosperar em seus negócios por causa de líderes coaches, pessoas que são capazes de lapidar diamantes, fortalecer uma equipe e alcançar o topo.

Quando um líder, também é um coach, as potencialidades sobre sua carreira e resultados são dificilmente imitáveis, eles são os melhores e os números estão aí para não nos permitir mentir.

O que você está esperando para se tornar um líder melhor?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Últimos Posts
A história do coaching

A História do Coaching

Na história do coaching, exitem, antes mesmo do coaching surgir como uma prática estruturada, diferentes correntes de pensamento e ciências humanas já se propunham a

LER MAIS »